Saiba que existem técnicas que você pode colocar em ação para aliviar e até eliminar a dor nas pernas, proveniente das varizes
As varizes podem fazer com que seu dia fique mais pesado e menos produtivo. Elas podem ser doloridas e te incomodar bastante. Então, como aliviar dor de varizes, melhorando assim a qualidade de vida?
Geralmente com uma cor mais escura e espessura aumentada, as varizes são fruto do mal funcionamento das válvulas nas veias dos membros inferiores, que deixam de levar o sangue de volta ao coração de forma adequada.
As mulheres são as principais afetadas por essa doença, normalmente entre os 40 e 80 anos, devendo assim ter uma maior cautela para evitar que elas apareçam.
O problema é que se elas aparecem, podem vir acompanhadas de bastante incômodo, seja com o peso nas pernas, sensação de formigamento, queimação ou dor. Se esse é seu caso, siga essas dicas valiosas para aliviar dor de varizes. Além disso, esteja sempre com acompanhamento médico.
5 Dicas para aliviar dor de varizes
1. Elevação das pernas
As dores nas pernas causadas pelas varizes irão melhorar instantaneamente se você colocar as pernas mais altas do que o resto do corpo. Para isso, siga os seguintes passos:
- Deite-se de forma confortável, com as costas bem apoiadas no colchão ou colchonete;
- Coloque dois travesseiros ou algo parecido na base da cama;
- Coloque seus pés, sem cruzar as pernas, sobre os travesseiros, de forma que não force os joelhos;
- Fique assim até aliviar a dor.
Caso esteja no trabalho, tente sentar em uma cadeira confortável com um banquinho na sua frente e deixe as pernas na horizontal por 15 minutos. O efeito será similar, porém com menor eficiência.
Outra opção é, deitada, apoiar os pés em uma parede à sua frente, sem também forçar os joelhos.
2. Alongamentos e atividade física
Se você passa muitas horas em pé ou em uma cadeira, é importante fazer alguns exercícios de alongamento ao longo do dia, pelo menos a cada hora.
São exercícios e alongamentos simples e alguns podem ser feitos durante o trabalho. Acompanhe:
- Estando em pé ou sentada em uma cadeira, eleve a perna alguns centímetros do chão e faça movimentos circulares com os pés, girando para a esquerda e para a direita e depois para cima e para baixo;
- Somente os pés se movem e não as pernas, assim dá para fazer o exercício enquanto trabalha, de forma discreta;
- Dê pausas de 2 minutos a cada hora trabalhada, se encoste de costas para uma parede e tente pegar a ponta do pé, um de cada vez;
- Caminhadas são benéficas para a circulação do sangue, então se puder, evite o elevador, vá andando até a padaria, a farmácia. Crie o hábito de se movimentar mais;
- Faça caminhadas matinais. Vale a pena acordar uma horinha antes e fazer ao menos 30 minutos de caminhada.
Manter uma boa alimentação e hidratação também é fundamental, bem como seguir as orientações do seu médico.
3. Água fria
A água fria é um santo remédio para aliviar dor de varizes, porque ela faz com que os vasos dilatados ao longo do dia se retraiam, diminuindo o incômodo e outros sintomas das varizes.
Da mesma forma, os banhos quentes e a hidromassagem podem agravar o quadro de dor de varizes, podendo levar a um nível de dor mais intenso.
Para desfrutar dos benefícios da água fria, você pode tentar algumas formas:
- Encha uma banheira com água fria e entre aos poucos. Se estiver sem coragem de tomar banho frio, pode somente mergulhar as pernas, por completo, tomando muito cuidado para não escorregar. Uma boa medida é utilizar tapetes aderentes e barras para se segurar, evitando assim uma lesão.
- Em uma bacia ou balde, coloque água fria e cubos de gelo. Mergulhe uma toalha de rosto e deixe na água por um minuto. Retire o excesso e coloque sobre as pernas até esquentarem.
- Repita o processo.
- Faça compressas frias no local afetado, com bolsas com água e gelo;
Tome um banho frio, no chuveiro mesmo. É rápido e igualmente eficaz. Se a dor estiver muito forte, vale a pena ter um banquinho de plástico e piso antiderrapante para evitar acidentes.
4. Meias de compressão
As meias de compressão aliviam a dor, pois não permitem que a veia se expanda em demasia. Isso facilita também o fluxo sanguíneo e um melhor funcionamento das válvulas.
O uso da meia previne o agravamento de sintomas como inchaço, peso nas pernas, cãibras e outros, sendo altamente recomendada para quem tem problema de varizes.
5. Calçados e roupas confortáveis
Se já há uma propensão à existência de problemas circulatórios, os calçados e roupas devem ser o mais confortáveis possíveis, facilitando o trabalho do coração de bombear o sangue e de todo o sistema vascular.
No caso de mulheres, evite usar saltos altos, que concentram todo o peso do corpo em um único ponto dos pés. Se quiser muito, opte pelo salto plataforma ou anabela, que irão conferir altura sem prejudicar a circulação.
Calças e peças íntimas muito apertadas também não favorecem sua circulação. Você pode buscar um tecido mais elástico e vestir um número a mais, deixando as pernas livres de interrupções.
Lembre-se que essas são dicas para aliviar dor de varizes e não substituem a opinião do seu médico. Cada corpo reage de forma diferente aos tratamentos, então sempre pergunte para um profissional antes de testar, ok?
Gostou das dicas? Compartilhe!