É importante sabermos que nosso corpo tenta se manter em equilíbrio a todo momento. Ele trabalha o tempo todo para que tudo funcione corretamente.
A boa circulação da corrente sanguínea é o que possibilita que as funções do nosso organismo sejam desempenhadas de forma satisfatória. Nosso bombeia e transporta mais de cinco litros de sangue através das artérias e veias.
Com isso ocorre a distribuição adequada de oxigênio e nutrientes para todos os órgãos a fim de garantir o desempenho de todos os processos corporais.
Sendo assim é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que as artérias e veias estejam em boas condições para desempenhar seus papeis e garantir uma boa circulação sanguínea que é fundamental para nossa saúde.
O que é a má circulação sanguínea?
É quando o sangue não é transportado adequadamente, levando a insuficiência de nutrientes e oxigênio para determinadas partes do organismo.
Um dos principais fatores que limitam ou impedem essa circulação, é o acúmulo de placas nas veias e artérias. E isso compromete a circulação em locais como pernas, braços, coração e outras áreas importantes.
Muitos hábitos inadequados e outros fatores cooperam para que isso aconteça, como o tabagismo, excesso de bebida alcoólica, obesidade, gravidez, distúrbios alimentares. A má circulação ela pode afetar pessoas de diversas idades e se não tratada pode levar a morte.
Os sinais e sintomas
O problema é que essa condição é silenciosa e geralmente os sinais e sintomas só surgem quando ela já está avançada.
Mesmo assim, é preciso ficar alerta!
CONHEÇA ALGUNS DOS SINAIS DE UM POSSÍVEL PROBLEMA DE MÁ CIRCULAÇÃO:
1. Úlceras nas pernas:
Estas úlceras são inflamações na pele das pernas como uma erupção cutânea que demoram a sumir. Essas manchas vermelhas são um bom indicativo de má circulação sanguínea e aparecem especialmente na região dos pés e das pernas.
2. Inchaço:
Quando o ruim é afetado, isso pode ocasionar inchaço em algumas regiões como as mãos e os pés.
3. Descoloração da pele:
Com a insuficiência na circulação do sangue, ocorre a cianose que é a mudança na coloração da pele, que se torna azulada.
4. Varizes:
Com a dificuldade de circulação, ocorre um aumento da pressão nas veias e isso acarreta no aumento do calibre das mesmas, que ficam alteradas visivelmente. Acomete mais a região dos pés e tornozelos e você pode sentir dor na região principalmente se passar muito tempo sentado.
5. Perda de cabelo e unhas quebradiças:
Isso ocorre devido à redução de oxigênio e nutrientes nessas regiões, tornando-os fracos e quebradiços.
6. Problemas digestivos:
Com a redução da circulação sanguínea no sistema digestivo, isso pode levar a obstipação e as evacuações ficarem muito menos frequentes, levando ao “intestino preso”.
7. Sistema imunológico enfraquecido:
Com a circulação comprometida, o transporte dos agentes que protegem nosso corpo de micro-organismos nocivos é atingido e com isso a defesa do corpo fica comprometida. Devido a isso você poderá observar a demora na cicatrização de algumas lesões e ferimentos, por exemplo.
8. Mãos e pés frios:
Quando a circulação é adequada, isso coopera para o equilíbrio do corpo também a nível de temperatura, mantendo-o aquecido e saudável. Com o comprometimento, consequentemente o oposto acontece e a temperatura diminui. Essa sensação de frieza acomete mais as mãos e os pés.
9. Cansaço:
Assim como a má circulação compromete as regiões já citadas, ela também afeta os músculos devido à baixa oxigenação e nutrição, trazendo a sensação de fadiga constante, falta de ar e dor na região ao desempenhar atividades de baixa intensidade.
10. disfunção erétil:
A baixa circulação nos órgãos reprodutivos também compromete o bom desempenho no ato sexual.
11. Angina:
Angina é uma dor forte que surge no peito, como se fosse um aperto muito forte e é característica de má circulação.
12. Falta de apetite:
O fígado é responsável por enviar os sinais de fome para o cérebro e se não ocorre e circulação de sangue adequada para esse órgão, isso afeta o envio dos sinais, reduzindo significativamente o apetite, levando à perda de peso.
13. Pensamento confuso:
O cérebro é o órgão que mais precisa de uma boa oxigenação e nutrição para funcionar adequadamente e se isso não acontece, você perde o foco, fica cansado mentalmente, comprometendo a linha de raciocínio e levando a pensamentos confusos. Pode afetar também a memória de curto e longo prazo.
14. Dormência:
Essa sensação nós temos geralmente quando ficamos numa mesma posição por longo tempo. Com a má circulação, a duração da sensação de dormência é bem maior.
Como você pode ver, a má circulação de sangue é um problema sério que pode afetar seu corpo de diversas formas.
Para evitar esse problema é necessário obter um melhor estilo de vida, com uma alimentação saudável, práticas regulares de exercícios físicos e redução dos níveis de estresse.