Hoje está mais que comprovado que o sedentarismo influencia diretamente no ganho de peso, nos problemas de postura, entre várias outras doenças, levando ao envelhecimento precoce.
É alarmante, pois mais de 80% das pessoas que trabalham no escritório se queixam de dores nas costas. Estudos confirmam que a vida sedentária e falta de atividade física são os principais motivos do crescente número de pessoas com distúrbios de coluna.
Exercícios complexos para os músculos das costas
Com o tempo a falta de atividade física e o frequente uso de posturas inadequadas acabam levando ao enfraquecimento da região da coluna, assim como o seu enrijecimento.
A única maneira de manter as costas fortes e saudáveis é descanso e exercícios regulares. Quem não tem tempo para massagens e relaxamento pode tentar os seguintes exercícios sem precisar sair da cadeira do escritório. Pessoas que trabalham em escritórios, por exemplo, costumam passar muito tempo sentadas e estão propícias a desenvolverem esse tipo de problema.
1# Efeito nas costas do gato: elimina a dor na região lombar, restaura a posição das vértebras
Execução: Sente-se ereto e coloque as mãos nos joelhos. Inspire – puxe o peito para a frente. Endireite as costas e puxe as omoplatas. Expire – em volta da coluna, movendo levemente a cabeça até os joelhos e puxando os ombros para frente.
Repita o processo 8 vezes
2# Efeito Asas de borboleta: Restauração da postura adequada
Execução: Sente-se na borda da cadeira, mantenha as costas retas e pressione os pés no chão. Coloque as mãos atrás da cabeça e puxe os cotovelos para os lados o mais largo possível.
Ao inspirar, abra os braços e desligue o peito. Ao expirar, retorne à posição inicial e dobre.
Repita o processo mais 5 vezes
3# Efeito Esquilo : reduz a dor na região lombar e melhora a função estomacal
Execução: Sente-se em uma cadeira para que seus pés fiquem apoiados por completo. Endireite as costas, vire os ombros primeiro para um lado e depois para o outro. Verifique se o seu centro do corpo está o mais estável possível. Segure de cada lado por 30 segundos e faça 5 respirações, 5 respirações.
Faça 3 repetições de cada lado
4# Efeito Bailarina : otimiza a circulação sanguínea, estica os músculos laterais e os músculos do peito.
Execução: Sente-se em uma cadeira, mantenha as costas retas e o corpo firme. Segure a borda da cadeira com uma mão. Levante a outra mão sobre a cabeça e incline-se para o lado. Você sente seus músculos se esticarem.
Repita 10 vezes de cada lado
5# Efeito Bird : Proporciona o relaxamento das pernas, exercita os músculos lombares e das costas
Execução: Sente-se em uma cadeira com as costas mais altas. Em seguida, coloque o tornozelo esquerdo no joelho do pé direito.
Estique-se para a frente com todo o corpo – tente tocar as coxas com o abdome. Você deve sentir seu peito “aberto”. Fique nessa posição por 30 segundos.
Repita o processo 8 vezes
Estudos mostram que fazer caminhada ajuda e muito na prevenção de doenças de coluna. Para isso é indicado dar em média, 10.000 passos diariamente. Com a evolução da tecnologia, foram criados aplicativos com o intuito de calcular melhor essas atividades quanto à duração e desempenho. Podem ser instalados no seu aparelho celular. Além da caminhada, a natação também é outra atividade bastante recomendada para a prevenção de distúrbios de coluna, principalmente o nado de costas.
Siga essas dicas e veja os ótimos resultados.
***
Redação – Genialidades. Com informação Tak prosto