O formigamento nada mais é que uma rápida diminuição da circulação sanguínea na região, neste caso ela ocorre nos dedos e na palma das mãos.
Agora se isso está acontecendo frequentemente, pode ser que você esteja com algum problema de saúde, como por exemplo:
1. Esclerose múltipla
Essa doença causa a deterioração das células nervosas da medula espinhal. Com isso a condução dos impulsos nervosos fica comprometida causando formigamento e dormência das mãos.
2. Osteocondrose da coluna cervical
Formigamento nas mãos é um dos sintomas dessa doença, nela ocorre um enfraquecimento da coluna cervical e redução do fluxo sanguíneo pelo corpo, que além de formigamento gera fortes dores de cabeça e diminuição da coordenação motora.
3. Síndrome do túnel do carpo
Essa síndrome ocorre com frequência em quem realiza atividades que exigem o mesmo movimento com as mãos repetidas vezes, como por exemplo os digitadores, músicos entre outras profissões.
Devido à repetição frequente do mesmo movimento, ocorre o inchaço do tendão, o que leva ao formigamento e dormência das mãos.
4. Trombose
Ocorre uma diminuição da circulação sanguínea, o que consequentemente leva a redução do fluxo de oxigênio, causando o formigamento nas mãos.
5. Acidente vascular cerebral (derrame)
Essa situação é a mais grave e onde o formigamento ocorre de forma mais acentuada.
6. Doença de Buerger
Essa patologia está relacionada com o uso de cigarro, pois devido ao aumento das toxinas na corrente sanguínea isso faz com que o fluxo do sangue seja reduzido causando a dormência. Neste caso os pés também podem ser afetados.
7. Diabetes
Devido ao aumento de glicose dentro da hemoglobina, o oxigênio fica reduzido o que desencadeia a diminuição do transporte dele pelo sangue.
Lembre-se: Essas informações não substituem uma consulta com um especialista. Para maiores detalhes consulte seu médico.