- 200 gramas de chocolate amargo
- 30 gramas de cacau puro em pó
- 4 colheres de sopa de água quente (para diluir o cacau)
- 500 mililitros de chantilly (ou chantilly)
- 500 mililitros de leite integral
- 100 gramas de leite condensado
- 60 gramas de açúcar
- 16 gramas de gelatina em pó
- 80 mililitros de água fria (para hidratar a gelatina)
Modo de Preparo
Começamos por misturar bem o cacau com a água quente, até ficar dissolvido e sem grumos. Deixamos de lado para usar depois.
Em seguida, coloque a gelatina em pó em uma tigela e adicione a água fria. Deixe hidratar enquanto continuamos com a receita.
Agora em uma panela no fogo colocamos o creme de leite, o leite, o leite condensado e o açúcar. Aqueça esta mistura em fogo baixo, sem deixar ferver em nenhum momento.
Neste ponto que a mistura já está quente, adicionamos o cacau que dissolvemos no início da receita e o chocolate picado. Misturamos muito bem, para ajudar o chocolate a derreter e para que a mistura não grude na panela.
Quando tivermos uma mistura quente e chocolate, retire a panela do fogo e acrescente a gelatina hidratada.
Misture para que a gelatina se dissolva na mistura.
Em seguida, despeje a mistura em uma tigela grande, coando com a ajuda de uma peneira fina. Fazemos isso para evitar que pedaços ou restos de gelatina caiam na mistura final.
Em seguida, colocamos a tigela em um recipiente cheio de água gelada e misturamos continuamente, para que a mistura esfrie e engrosse. Esta etapa é importante, pois assim resfriamos a mistura pouco a pouco e alcançamos uma densidade uniforme. Nesta etapa devemos ter cuidado para que não entre água na mistura, bem como que ela não coalhe completamente.
Após aproximadamente 10-15 minutos, teremos a mistura fria e com uma densidade perfeita para despejá-la na forma, na qual o bolo irá coagular. No meu caso utilizei uma forma retangular, tipo bolo, com capacidade de 1,7 litros.
Outro passo importante nesta receita é forrar bem a forma com papel manteiga. Espalhe um pouco de manteiga (ou margarina) nas paredes e no fundo da forma e coloque o papel manteiga. A manteiga fará com que o papel grude bem na panela.
Neste ponto mexa delicadamente a mistura com um palito. Com isso vamos quebrar as possíveis bolhas que a mistura tem e ela vai coagular uniformemente.
Cobrimos a superfície do bolo com o próprio papel manteiga e reservamos na geladeira durante a noite.
Após as horas de descanso, desenforme o bolo de chocolate, virando-o sobre uma fonte. Você verá que, tendo forrado a forma com papel manteiga, o bolo cai sozinho e se desenforma perfeitamente. Feito isso, polvilhamos a superfície do nosso bolo com um pouco de cacau em pó puro e cortamos com uma faca bem afiada. Para que o corte saia limpo, aquecemos a lâmina da faca por alguns segundos com água quente, secamos a lâmina e cortamos.